Aqui em São Paulo, ta rolando a exposição da artista japonesa Yayoi Kusama, no Instituto Tomie Ohtake. Pra quem não a conhece, Yayoi Kusama nasceu em Matsumoto, no Japão, em 1929. Conhecida pelos seus trabalhos obsessivos por pontos e bolas (polka dots) é uma das maiores artistas contemporâneas da atualidade. Desde a infância, ela sofre de alucinações, enxergando pontos e bolas em tudo, traduzindo isso em sua arte, seja na pintura, escrita, performance, instalações ou no tridimensional. Trabalhou com grandes artistas como Andy Warhol e Georgia O'Keeffe. Se internou em um instituto psiquiátrico e vive lá por vontade própria, ainda produzindo.
Seu TOC por pontos traz trabalhos fantásticos de sua visão única, um universo completamente imersivo. Recomendo a todos essa exposição, estava esperando desde o ano passado (passou por Brasília e Rio de Janeiro) e fui logo no primeiro dia hahaha Fui com a minha amiga Gabriela e agradeço à ela as fotos que ela tirou de mim!
A exposição é gratuita e vai até o dia 27 de julho! Aconselho ir nos dias de semana, porque nos fins de semana está bem lotado e pode ser que encontre uma fila meio chata.
E pra quem não pode ir, aqui vão umas fotos que tirei quando fui.
Essa sala branca aí nas fotos de cima, é uma "sala interativa" onde as pessoas recebem uma cartela de adesivos de bolinhas coloridas de diferentes tamanhos e podem colar em qualquer lugar da sala. Ainda estava bem branquinha a sala, agora imagino que quase não dê pra ver o branco.
Não pode tocar nas bolas gigantes hahah |
A Gabi disse que eu me parecia com a Yayoi hahahahha (só a franja talvez) |
"Infinita Sala de Espelhos - Campo de Falos", 1965. |
Essa sala dos falos é muito interessante, porque você pode entrar nela e permanecer por contados 20 segundos! Uma pessoa responsável pela sala fica do lado de fora cronometrando e abre a porta quando acaba o tempo. Mas é bem legal porque os espelhos dão essa ilusão incrível de espaço e multiplicidade. Como não tinha fila, depois voltamos na sala pra tirar mais fotos, 20 segundos passa muito rápido.
Tentando imitar a Yayoi hahaha |
"Infinity Mirrored Room – The Souls of Millions of Light Years Away" |
Fora as instalações, tem uma grande quantidade de pinturas, desenhos do processo criativo, vídeos das performances e trabalhos em tridimensional. Vale a pena!
Bom, é isso aí, quem tiver a oportunidade POR FAVOR, VÁ! É tudo muito bonito mesmo. Espero que tenham gostado do post! (∪ ◡ ∪✿)
Yayoi Kusama - Obsessão Infinita
Local: Instituto Tomie Ohtake
Rua Coropés, 88 - Pinheiros, São Paulo - SP 22 de Maio a 27 de Julho de 2014 Entrada Gratuita |
Beijos,
Carol
eu queria tanto essa exposição por um dia hahaha melhor de tudo foi a sua performance e eu ter encontrado o seu blog hoje [ebaaaaa!] fiquei realmente animada, o nome do seu blog foi o que chamou minha atenção, em breve também vou "virar paulistana" louco em?
ResponderExcluir