16.6.14

Yayoi Kusama - Obsessão Infinita

Aqui em São Paulo, ta rolando a exposição da artista japonesa Yayoi Kusama, no Instituto Tomie Ohtake. Pra quem não a conhece, Yayoi Kusama nasceu em Matsumoto, no Japão, em 1929. Conhecida pelos seus trabalhos obsessivos por pontos e bolas (polka dots) é uma das maiores artistas contemporâneas da atualidade. Desde a infância, ela sofre de alucinações, enxergando pontos e bolas em tudo, traduzindo isso em sua arte, seja na pintura, escrita, performance, instalações ou no tridimensional. Trabalhou com grandes artistas como Andy Warhol e Georgia O'Keeffe. Se internou em um instituto psiquiátrico e vive lá por vontade própria, ainda produzindo.
Seu TOC por pontos traz trabalhos fantásticos de sua visão única, um universo completamente imersivo. Recomendo a todos essa exposição, estava esperando desde o ano passado (passou por Brasília e Rio de Janeiro) e fui logo no primeiro dia hahaha Fui com a minha amiga Gabriela e agradeço à ela as fotos que ela tirou de mim!
A exposição é gratuita e vai até o dia 27 de julho! Aconselho ir nos dias de semana, porque nos fins de semana está bem lotado e pode ser que encontre uma fila meio chata. 
E pra quem não pode ir, aqui vão umas fotos que tirei quando fui. 








Essa sala branca aí nas fotos de cima, é uma "sala interativa" onde as pessoas recebem uma cartela de adesivos de bolinhas coloridas de diferentes tamanhos e podem colar em qualquer lugar da sala. Ainda estava bem branquinha a sala, agora imagino que quase não dê pra ver o branco.

Não pode tocar nas bolas gigantes hahah
A Gabi disse que eu me parecia com a Yayoi hahahahha (só a franja talvez)
"Infinita Sala de Espelhos - Campo de Falos", 1965.

Essa sala dos falos é muito interessante, porque você pode entrar nela e permanecer por contados 20 segundos! Uma pessoa responsável pela sala fica do lado de fora cronometrando e abre a porta quando acaba o tempo. Mas é bem legal porque os espelhos dão essa ilusão incrível de espaço e multiplicidade. Como não tinha fila, depois voltamos na sala pra tirar mais fotos, 20 segundos passa muito rápido. 

Tentando imitar a Yayoi hahaha 



"Infinity Mirrored Room – The Souls of Millions of Light Years Away"




Nada consegue descrever a beleza dessa sala. As luzes vão mudando de cores e tonalidades e o brilho delas está em todo lugar, no chão com água, e a sala espelhada.. Tudo cria uma atmosfera hipnotizante e maravilhosamente linda! Eu poderia ficar horas lá dentro só observando.. Imagina ter um quarto assim? No meio do infinito 
Fora as instalações, tem uma grande quantidade de pinturas, desenhos do processo criativo, vídeos das performances e trabalhos em tridimensional. Vale a pena!
Bom, é isso aí, quem tiver a oportunidade POR FAVOR, VÁ! É tudo muito bonito mesmo. Espero que tenham gostado do post! (∪ ◡ ∪)
Yayoi Kusama - Obsessão Infinita
Local: Instituto Tomie Ohtake 
Rua Coropés, 88 - Pinheiros, São Paulo - SP(11) 2245-1900
22 de Maio a 27 de Julho de 2014
Entrada Gratuita

Beijos, 
Carol

Um comentário:

  1. Anônimo11/14/2014

    eu queria tanto essa exposição por um dia hahaha melhor de tudo foi a sua performance e eu ter encontrado o seu blog hoje [ebaaaaa!] fiquei realmente animada, o nome do seu blog foi o que chamou minha atenção, em breve também vou "virar paulistana" louco em?

    ResponderExcluir