18.1.12

Esse é o começo de uma introdução..

Oi gente, meu nome é Carolina, tenho 17 anos e moro no interior de São Paulo (São José dos Campos). Tive a ideia desse blog esses dias e achei que seria um jeito legal de compartilhar e "gravar" as coisas novas que estão por vir na minha vida.
Bom, tudo começou numa manhã de domingo. Tinha acordado cedo porque nesse dia eu iria fazer o Enem e como ainda havia algum tempo para fazer nada, resolvi entrar na internet e pesquisar algumas faculdades.. foi aí que eu achei a Belas Artes. Foi paixão a primeira vista. Fiz a minha inscrição pro vestibular na mesma hora como primeira opção de curso, Artes Visuais. Já tinha tudo em mente, iria dormir na casa da minha tia (em São Bernardo do Campo) no dia 03 e no dia seguinte ela me levaria para fazer o vestibular em São Paulo. Foi só a minha mãe ligar para a minha tia pra anunciar que eu iria fazer o vestibular, que a ela se ofereceu do jeito que eu havia pensado.
Fui pra São Paulo com o meu irmão mais novo (pra não ficar sozinha e para brincar com os meus primos haha) e estava tudo bem.. até que bateu um desespero. Estudei pela prova do vestibular passado, mas mesmo assim não estava confiante na prova de habilidade específica. Eu queria meus amigos lá comigo naquela hora. Me senti muito sozinha e perdida, não sabia o que eu estava fazendo lá. Recebi uma mensagem do meu amigo Alex me desejando boa sorte, fiquei muito feliz. Já estava quase chorando quando enviei uma mensagem pra minha outra amiga Karen, dizendo que eu estava nervosa demais. Eis o que ela me respondeu:
"Não fica, nervosismo só atrapalha. Relaxa agora, não pensa na prova. E arrasa amanhã! Vou torcer pra você!" - as lágrimas escorreram. Não havia motivo real para eu me preocupar tanto, a prova não era absurdamente difícil.. mas eu queria muito entrar na Belas Artes.
Dia 04 chegou, acordei bem cedo e fui até o local indicado pelas mensagens que eu tinha recebido no dia anterior e naquela manhã: "Bom dia! Não se esqueça: você realizará o vestibular Belas Artes 2012 hoje na Rua José Antônio Coelho, 879. Boa Sorte!"
Cheguei cedo, mas já havia algumas pessoas no local esperando o portão abrir. Fiquei esperando com os meus tios até que os portões abriram e eu reparei que o número de pessoas no local havia se multiplicado. A unidade II era incrível.. a decoração toda criativa, tudo muito artístico hahah. subi por uma rampa para a minha sala indicada.. entrei e uma sala com mesas grandes e cadeiras confortáveis esperavam seus futuros alunos.
Fui orientada para deixar minha bolsa nas mesas da frente, somente lápis, caneta, borracha e alimentos poderiam ficar na minha mesa. Peguei uma mesa no meio da sala e em cada uma delas havia uma caneta e uma garrafa de água da Belas Artes. 
Um pequeno vídeo foi passado no projetor com as instruções para a realização da prova. Os cadernos foram entregues. Primeiro fiz a redação, depois as 2 questões dissertativas, as 30 objetivas e por fim, a prova de habilidade específica.
Faltava 1 hora quando comecei a prova de habilidade específica. Entrei em pânico e a minha mão estava tremendo muito. Não fazia ideia do que desenhar.. tinha um texto falando sobre criatividade (aliás, na prova inteira tinha referência sobre criatividade) de um jeito meio filosófico e no final pedia para você desenhar algo usando as suas "habilidades" levando em conta a frase "O espaço entre os objetos". Não entendi no começo e tive que reler para abstrair melhor.
Não sei como eu consegui, mas saiu um desenho que eu acabei gostando depois. Mas vou te contar, eu tava até pensando em deixar a prova de habilidade específica em branco. Eu estava realmente em pânico.
Entreguei a prova, peguei as minhas coisas e saí da sala. Lembrei de ter visto um banheiro quando eu tava indo pra sala e corri pra lá. Esperei desocupar as cabines e entrei. Pude notar como o banheiro era legal hahaha Sério! A parede era tipo uma lousa, e tinha vários desenhos feitos com giz. 
Eu ainda estava tremendo um pouco, mas nada anormal.
Esperei um pouco na entrada e a minha tia e o meu irmão chegaram. Almoçamos, fomos pra rodoviária e eu e meu irmão voltamos pra casa.
Não lembro direito o que aconteceu nos dias seguintes. Mas no dia 07 eu estava atualizando freneticamente a página da Belas Artes, esperando o resultado.

passei.

Carol

5 comentários:

  1. Anônimo1/05/2015

    Oii, como foi o vestibular na Belas Artes?? Prova muito dificil ou relax?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Evelin! Foi bem tranquilo, achei fácil as questões (pra quem ainda tava com as coisas "frescas" na memória) e as questões de física eram idênticas às do ano anterior, vale a pena estudar pelas provas anteriores que eles disponibilizam no site! Beijos

      Excluir
    2. Anônimo1/06/2015

      Que legal, quanta felicidade!!
      Muito obrigada pela dica Carolina!!
      Sucesso!!
      Beijos

      Excluir
  2. Quero ir pra lá fazer arquitetura e urbanismo, no vestibular a parte de extas é complicada ?

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4/11/2017

    Você conseguiu bolsa ou pagou a mensalidade integral? O que mais me desanima de estudar na Belas Artes é o preço.

    ResponderExcluir